terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Outros choros


Choro entalado: aquele que perdeu o momento certo de sair e fica lá, esperando a próxima oportunidade para desaguar. Sensação de alívio, do tipo “nossa, eu sinto algo”. Às vezes tem mais contrações musculares, que vêem do estômago, intestino. Exagerado. Precisa liberar som.

Choro olho úmido: é o estado mais sutil de choro. É aquele em que os olhos se umidecem com o acúmulo de lágrimas, mas quase não chega a escorrer. Raramente. É uma mudança de estado de espírito mais instantânea e breve. Pode ser consequência de uma ação simples e passageira do nosso cotidiano. Pode ser a contemplação de uma nuvem ou do sol no momento que passamos por cima do viaduto. Pode ser também a passagem superficial por cima de uma dor bem grande.

Choro dramático: põe uma música triste, escolhe chorar até se acabar. Olhos incados, soluço, ar preso. Muitas contrações musculares e no rosto.

Choro proibido: parecido com o inesperado, mas em situações inconvenientes, como almoço em família, aniversário do avô. Preso na garganta, como se tivesse que engolir uma bola de pêlo. Não se pode falar, senão ele sai. Choro de quando eu brigo, pois não sei brigar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário